Oslo a maior cidade da Noruega


                                     


Clique sobres as fotos para vê-las maiores
Translation

http://translate.google.com/translate?hl=no&sl=pt&tl=en&u=http%3A%2F%2Fgeysalund.blogspot.com%2F
 Vigeland Park: Park é aberto ao público. É a obra da vida de Gustav Vigeland, um escultor fenomenal. O parque de esculturas, no total 200 em granito, bronze e ferro fundido. Ele também foi o responsável pelo design e  o projeto do parque. O parque foi construido desde 1939 a 1949.


  



Fui visitar uma amiga em Oslo. Lourdes, muita querida amiga. Nós nos conhecemos por email, antes de eu pisar nesse chão nórdíco. Ela me recebeu no aeroporto em Oslo, junto com Håvard, na minha primeira vinda aqui.

Uma pessoa incrível

Olhando para ela, ninguem imagina  a pessoa forte, batalhadora e uma grande guereira que é essa baixinha. Ela vive há 13 anos em Oslo, faziam sete anos desde o nosso último encontro, mas falamos com frequência por telefone... Ela é como uma irmä.

Essa foto foi tirada em um parque proximo a casa da Lourdes

Lourdes trabalha como primeira consulente na Faculdade de Medicina em Oslo. Mora em um moderno flat , em um bairro bacana de lá. Fiquei hospedada em seu apartamento. Além de passearmos pela cidade, conversamos horas a fio, até altas horas da madrugada... Foram dois dias e meio, super agradáveis e espero podermos fazer isso com mais freqüencia.

Que os noruegueses me perdoem, mas de todas as cidades que eu já conheci aqui, Oslo é a que menos me atraiu de primeiro vista, pois eu não a vejo como uma cidade geograficamente bonita. Além do mais, aqui na Noruegua, eles não se preocupam muito em construirem predidos comerciais atrativo, e constroem rodovias misturadas com areas residencias... Os locais perdem o charme... Por isso, sempre gosto mais das partes antigas das cidades por aqui...Parece-me que naquele tempo, eles se preocupavam também em deixar as areas residencias , somente para residencias e os predios feios em outras areas...

Contudo, em alguns cantos, dentro da cidade, há pequenos bairros atraentes...Proximo do mar, onde construiram predidos modernos e de design arrojados.

                                                               
 Aker brygge é o point de Oslo, mau comparando, como a Av. Vieira Souto do Rio de Janeiro. Onde o povo vai pegar um sol e tormar uma cerveja gelada no mínimo. Nós comemos uma salada em um restaurante local e tomamos chá gelado :O)

Lourdes me perguntou o que eu gostaria de ver e fazer em Oslo, eu disse a ela, que os dois lugares que me interessavam em conhecer, eram a Opera House e Munch museum, fora isso, eu não teria nenhuma outra ideia ou preferência.
Eu realizei o meu desejo, fomos assistir ao balet nacional na Opera Hourse, foi um espetáculo lindo! Uma mistura de clássico e moderno... Mas nesse dia , eu não levei minha camera, pois que é muito grande e eu não queria carrega-la a noite toda, fomos para o Aker Brygge festejar o nosso encontro. Eu tomei champanhe, minha bebida aucolíca preferida e a Lu preferiu vinho tinto :O)

                                         Vigeland Park : http://www.vigeland.museum.no/en/vigeland-park/


Visitamos também o Festning que é o antigo forte e do tamanho de um vilarejo pequeno... portanto muito grande e eu não tive tempo de conhece-lo todo. Sendo o ponto mais auto no centro. A vista de lá e bonita, vimos parte do fjord em Oslo e muitos barcos e ilhotas. Nesse dia tivemos a sorte de vermos o Rei Harald, que foi para uma reunião sobre uma obra de restauração  do local.
                                               O carro real :O)
                                          Flaguei um gringo tirando foto.

Fomos ao Munch museu é claro! E assim, eu pude conhecer mais sobre a obra desse artista. Demos a sorte de ter um guia com uma turma de estudante e pudemos ouvi-lo e aprender sobre Munch.
A maioria das suas telas, retratam temas depresivos, como medo, fraquesas humanas, abusos e sofrimentos... Mas ele também fez quadros mais alegres, sua fase ensolarada e divertida :O) Contudo ele  foi um inovador e creio que deve ter chocado muitos com sua obra arrojada.




                                                      Auto retrato





Foi bom passear por Oslo, mas bom mesmo foi a companhia da minha amiga. Não importa onde estivermos, pois nos divertiriamos juntas em qualquer lugar :O)




Comentários

  1. Oi Geysa...adorei a visita - volte sempre amiga!
    Como vc disse a gente se diverte mesmo em qq.lugar! Beijos, Lou

    ResponderExcluir

Postar um comentário